terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os movimentos da Terra

A terra realiza dois movimentos principais: a rotação e a translação.
Apesar desses movimentos serem constantes e as pessoas movimentarem-se junto com o planeta, elas tem a sensação de estar paradas.Isso ocorre porque todos estão se movimentando ao mesmo tempo e com a mesma velocidade que a terra .É a mesma coisa que acontece quando você está em
um veiculo em movimento.

O movimento de rotação da terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas . Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.


Já o movimento de translação é aquele que a terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a terra percorre um caminho ou órbita que tem a forma de uma elipse.
A velocidade média da terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário